sábado, 19 de julho de 2008

ESTRATEGIA EMOCIONAL

Grandes nomes como "Edir Macedo", JR Soares são líderes dentro de uma nova geração de igrejas que se denominam "Neopentecostais".
Essas igrejas nascem do próprio sistema capitalista onde o "alcançar graças" aparece como uma mercadoria. O fiel paga uma taxa de 10% dos seus rendimentos, isso religiosamente, e em troca DEUS é obrigado a devolver em graças. Parece um pouco estranha essa classificação mas é isso mesmo.
Voltamos aos questionamentos: mas como convencer o público-alvo - fiéis - dessa, digamos, "transação comercial"? Para os publicitários a velha tática - estratégia emocional.
A fé, a religião, o acreditar em algo ou alguma coisa faz parte da essência do ser humano. Sem contar que o campo religioso é sempre um mistério para todos nós. Muitas perguntas não são respondidas.
Dessa forma começamos entender porque as religiões têm tantos adeptos. Os pastores, bispos, padres, são pessoas treinadas a convencer. E convencer como: trabalhando com o lado emocional dos fiéis.
Em campanhas publicitárias tradicionais, na venda de produtos ou mesmo nas campanhas políticas, a estratégia cmocional é muito utilizada, para criar necessidades no público-alvo.
O que é questionável é que o campo que envolve a fé das pessoas envolve seus valores, suas famílias, suas crenças, suas formas de vida. É correto "jogar" com isso? É correto "vender" essa idéia?

Nenhum comentário: